Sustentável : Que Bicho é Esse?

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada - Logística Reversa de Baterias Chumbo Ácidas

Tive o prazer de trabalhar em 2008 e 2009 ao lado do empresário/empreendedor  André Luis Saraiva e hoje com muito orgulho apresento à vocês a trajetória de sucesso do PRAC:

Em 2000, com a publicação da Resolução CONAMA 257/99 (atual 401/08) que estabelece os procedimentos corretos para a destinação ambientalmente adequada de pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio e mercúrio, identificou-se a oportunidade de criar no mercado um programa que adotasse a postura de conscientizar as empresas sobre como armazenar, coletar, transportar e destiná-las adequadamente dentro de padrões sustentáveis, reduzindo a necessidade de importação de chumbo para os fabricantes de baterias e impulsionando a reciclagem dessa matéria prima secundária no País.

Assim em 2001, André Luis Saraiva idealizou o PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, para tornar-se um facilitador no descarte adequado de baterias chumbo ácido, demonstrando critérios rigorosos de conformidade legal e de sustentabilidade para a preservação do meio ambiente. Este novo modelo de negócio proporcionou segurança e agilidade na tomada de decisões, bem como clareza e objetividade das análises ambientais, validando indicadores e obtendo uma forma transparente de comunicar resultados sustentáveis à sociedade.

Em 2007, transformou o PRAC em Empresa, descolando sua imagem anterior de Programa dentro de um fabricante, para ampliar seus horizontes. Estendeu seu olhar para a necessidade que apontava o mercado em acreditar que os processos de destinação adequada levassem a uma recuperação de valores tangíveis e intangíveis para as empresas, neste sentido, redesenhou o PRAC como uma ferramenta socioambiental, criando o Practique - Responsabilidade Social, instrumento que apóia os programas sociais da parceira e recicladora - Tamarana Metais Ltda.

Após sua consolidação no descarte de baterias chumbo ácido no Brasil, o PRAC estabeleceu parceria com o fabricante de baterias Automotivas Rondopar Energia Acumulada Ltda., criando em 2008 o Projeto ENERGIA RESPONSÁVEL - Baterias PRAC, antecipando integralmente as exigências que em 2010 estariam inclusas na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. O objetivo desta ação foi estimular o consumo consciente e o uso racional dos recursos naturais esgotáveis, prevenindo danos ao meio ambiente e à saúde humana. Ao adquirir as Baterias PRAC, o cliente estabelece a melhor relação custo benefício, pois lhe é garantido o fornecimento de energia e lhe é assegurado por contrato todo o processo de logística reversa exigida no marco regulatório da PNRS.

O sucesso do PRAC é balizado não só pelos Prêmios e Reconhecimentos que vem recebendo ao longo dos seus 10 anos de história, mas, por ser uma empresa que, de forma pró-ativa, vem realizando a Logística Reversa através da reciclagem das baterias e do reaproveitamento dos seus insumos na mesma cadeia produtiva, protegendo os recursos naturais, onde o produto renasce com as mesmas propriedades garantindo a sustentabilidade do negócio.

Em 2010 o PRAC alçou vôo internacional e começou a exportar seu conceito através de suas baterias para Cuba. Em 2011 visa estreitar sua relação comercial com outros países da America Central na intenção de instalar parques industriais com padrões de sustentabilidade, através da transferência desta tecnologia em logística reversa de baterias chumbo ácido tornando-os auto-suficiente, propondo soluções integradas e responsáveis na recuperação de valores ambientais, evidenciando o conceito PRAC de Sustentabilidade.

Acesse o site: www.prac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário