Sustentável : Que Bicho é Esse?

sábado, 30 de julho de 2011

DO LIXO AO LUXO....SERÁ?

DO LIXO AO LUXO.... SERÁ?

Sabe-se que há três reinos: o animal, o vegetal e o mineral. Vilém Flusser, filósofo alemão, aponta a existência do quarto reino – o lixo – criado pela sociedade do consumo.

O lixo, hoje já chamado de resíduos sólidos, tanto representa um grande problema, como pode ser a solução para a vida de muita gente.

Sob essa ótica, num primeiro momento,  pensemos nas atitudes de determinadas pessoas em relação ao lixo gerado, com o intuito de esclarecer como fazer a coleta seletiva desses resíduos sólidos e qual a melhor destinação para eles.

Não basta fazer a coleta seletiva, é preciso pensar como esse “lixo” vai ser recolhido. Portanto, apontam-se algumas opções de coleta, entre a coleta seletiva municipal, a coleta por cooperativas de catadores, por empresas particulares ou, ainda, postos de coleta.

Coloca-se em foco o papel dos catadores, homens e mulheres que tiram do “lixo” o sustento de sua família, apontando a importância da atividade dessas pessoas, ainda que elas necessitem de profissionalização e reconhecimento.

Casos de mulheres à frente de posições estratégicas nas empresas, sejam nas áreas ambiental, de sustentabilidade ou de responsabilidade social, também são mostrados, cujo objetivo maior, ao final do episódio, é perceber que é possível dar uma destinação sustentável aos resíduos sólidos.

Fiz uma visita em 2005 no Aterro de Gramacho, no Rio de Janeiro e fiquei impressionada com as centenas de pessoas que viviam em condições sub humanas.  

Estamos em  2011 e parece que as coisas ainda não mudaram tanto de lá para cá, infelizmente!

Assistam ao documentário: "Lixo Extraordinário" que relata a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para prestigiadas casas de leilões internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário