terça-feira, 14 de junho de 2011

MÃE NATUREZA

É sabido que para toda ação haverá uma reação! Foi exatamente isso que aconteceu com nossa mãe natureza.O ser humano ultrapassou todos os limites ao utilizar os recursos naturais como se fossem infinitos.

E o que você tem a ver com isto? Tudo! A ação humana vem deteriorando o meio ambiente e você não pode ficar parado esperando...faça sua parte! Conheça como surgiu o tema sustentabilidade e qual sua importância para a humanidade.

Para se ter uma noção da dimensão do tema, o episódio faz uma breve retrospectiva histórica, destacando a criação da Comissão Brundtland, na década de 80, e um grande encontro de nações para tratar de questões ambientais: a ECO-92. Fato, inclusive, que serviu como pano de fundo para a música “Forever Green”, do grande Tom Jobim.

A Comissão Brundtland trouxe o conceito de “desenvolvimento sustentável”, assim entendido como a capacidade de satisfazer as necessidades econômicas, sociais e ambientais das atuais gerações, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em prover suas próprias demandas.

Fruto da ECO-92, a famosa Agenda 21 é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países.

Mais do que marcos históricos, esses fatos começaram a nortear os caminhos rumo ao desenvolvimento sustentável. Esse episódio retrata a repercussão disso até os dias de hoje, mostrando, por exemplo, ações prioritárias da Agenda 21 brasileira.

O ponto mais importante dessas ações é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário